Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais

COVID-19 / 1 de maio - Cemitério Reabertura


COVID-19 / 1 de maio - Cemitério Reabertura

CÂMARA MUNICIPAL E JUNTAS DE FREGUESIA REABREM CEMITÉRIOS com horário normal.

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, foi decretado o Estado de Emergência Nacional, tendo sido decretadas pela Presidência do Concelho de Ministros, um conjunto de medidas de ordem preventiva e restritiva, designadamente deveres de confinamento obrigatório e de especial proteção, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

De igual modo, tendo em consideração a atual situação evolutiva do surto epidémico, o Município de Vizela implementou o respetivo Plano de Contingência Municipal e adotou, ainda, um conjunto de medidas excecionais com âmbitos temporais e de aplicação diferenciados, designadamente no combate ao surto, no estímulo à recuperação económica e na proteção social.

Entretanto, e decorrente da intenção do Governo avançar com um programa de ‘desconfinamento’ progressivo, a Câmara Municipal de Vizela encontra-se já a preparar esta reabertura, implementando um conjunto de medidas e criando condições para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade.

Assim, a Câmara Municipal de Vizela, em colaboração com as Juntas de freguesia, informa que os cemitérios irão reabrir a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de maio.

Entretanto este domingo, e porque se celebra o dia da mãe, as juntas de freguesia do Concelho irão colocar simbolicamente uma coroa de flores na entrada dos cemitérios como forma singela de homenagear a memória de todas as mães que estão ali sepultadas, esperando trazer algum conforto aqueles que não podem sair de casa para visitar os seus entes queridos.

A Câmara Municipal de Vizela e as juntas de freguesia voltam, assim, a trazer à população a possibilidade de venerar os seus falecidos, reforçando, contudo, que o fim do confinamento deve ser gradual, prudente e progressivo e, sobretudo, dentro dos possíveis, protegido, tendo em consideração que pode representar um risco de surgimento de um novo surto, pelo que apela aos vizelenses para respeitar as recomendações das autoridades, devendo, sempre que possível, evitar deslocações para fora do domicílio, preservando o recolhimento domiciliário.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado acompanhar atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.

Comentários