COVID-19 - 4ª Fase

CÂMARA MUNICIPAL APRESENTOU 4ª FASE DO PROGRAMA DE APOIO MUNICIPAL – VIZELA COVID-19

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Assim, e tendo em atenção a evolução da pandemia de Covid-19, e face à Declaração do Estado de Contingência, a partir do próximo dia 15 de setembro, a Câmara Municipal elaborou um novo Plano de Contingência para esta nova fase, tendo em atenção as condicionantes de regresso de férias, regresso às aulas, o estado de contingência e a evolução da situação epidemiológica.

Esta 4ª Fase do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19 define um conjunto de medidas preventivas, de acompanhamento e monitorização da situação evolutiva do COVID-19, e foi apresentado esta manhã, pelo Presidente da Câmara Municipal.

O Edil destacou que a concretização deste Plano resultou de contributo de várias instituições do Concelho, nomeadamente os Presidentes de Junta de Freguesia, o Gabinete de Crise, constituído por representantes da Autarquia, das Unidades de Saúde Familiar do Concelho, da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Vizela, das IPSS’S do Concelho, e dos diretores dos Agrupamentos de Escolas.

Esta 4ª fase do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19 integra 22 medidas preventivas, com destaque para a nova distribuição de 60.000 máscaras pela população, cuja entrega será efetuada pelos CTT e deverá ocorrer faseadamente ao longo das próximas duas semanas, num kit composto por quatro máscaras e um folheto de como as utilizar corretamente, que será distribuído por todas as habitações do Concelho.

Destaque também para a distribuição pelo concelho de 20 máquinas dispensadoras de máscaras descartáveis, produzidas no concelho de Vizela, com um custo de 0,50€ (pack de duas máscaras) e cuja receita reverte a favor das IPSS do Concelho.

A Câmara Municipal vai também criar um Plano de Emergência Alimentar e Higienização Familiar destinado a famílias carenciadas e que funcionará como um reforço ao Banco Alimentar de Vizela, gerido pela Santa Casa da Misericórdia, sendo este um reforço de bens alimentares saudáveis, em especial produtos frescos.

A Autarquia vai também continuar a distribuição de EPI’s e Kits de proteção pelas IPSS, a distribuição de Kits pelos comerciantes, reforçar a campanha de sensibilização COVID-19, assim como promover a utilização da aplicação STAY AWAY COVID.

De realçar que a Câmara Municipal definiu também, juntamente com os Agrupamentos de Escolas, um Plano de Contingência Escolar, tenho em atenção as condicionantes de abertura do novo ano letivo, face às contingências do COVID-19.

No que diz respeito ao desporto, a Autarquia elaborou um Plano Geral Desportivo, que consiste num conjunto de recomendações relativas à prática desportiva.

A Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no Concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.