Aprovada candidatura para construção do Canil

APROVADA CANDIDATURA DA CÂMARA MUNICIPAL PARA APOIO À CONSTRUÇAO DO CANIL MUNICIPAL na Freguesia de Infias

De relembrar que, em janeiro de 2019, esta candidatura da Câmara Municipal não foi contemplada, tendo na altura, a Câmara Municipal decidido avançar para a construção da obra e assumido o custo total da mesma, tendo em atenção que a proteção animal é uma situação que muito preocupa a Autarquia.

Contudo, e fruto da insistência da Autarquia na importância da aprovação desta candidatura, a mesma foi agora contemplada, de acordo com o Despacho n.º10285/2020 da Secretária de Estado do Orçamento e dos Secretários de Estado da Descentralização e da Administração Local e da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, tendo sido atribuído um apoio de 50.000,00€.

De destacar que o Canil Municipal é um projeto no valor de €259.850,00, acrescido de IVA e deverá estar concluído em breve, criando desta forma, condições condignas de alojamento dos animais abandonados no Município. O edifício é constituído por três áreas distintas, edifício administrativo, zona para o canil (15 células) e gatil (4 células), ligados por uma pala e um pequeno corpo a poente, com jaulas de isolamento/sequestro e quarentena, num total de capacidade de cerca de 160 animais. O projeto prevê ainda um espaço de recreio.

De realçar que quando este Executivo tomou posse, verificou uma total ausência de estratégia na área da proteção animal que foi completamente descurada nos mandatos anteriores, de onde cumpre destacar a inexistência de um CRO ou abrigo para animais, a inexistência de meios e de viaturas de recolha de animais errantes e até a inexistência de uma equipa responsável e para o efeito, o que é sem dúvida uma situação alarmante sobretudo porque a preservação do bem-estar animal deve estar na agenda de qualquer executivo municipal nos dias de hoje.

Assim, a Câmara Municipal de Vizela entregou uma maior atenção à área animal, sendo esta obra apenas um dos muitos exemplos do investimento que a Autarquia tem efetuado nesta área, através da implementação do programa Vizela ProAnimal, no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.