Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais

COVID-19 - TESTES RÁPIDOS DE ANTIGÉNIO



CÂMARA DISPONIBILIZA TESTES RÁPIDOS DE ANTIGÉNIO PARA COMÉRCIO LOCAL EM CASO DE SOS

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros, que decretou a implementação de um conjunto de medidas restritivas para os concelhos de elevado risco, entre os quais se inclui o concelho de Vizela, a Câmara Municipal, para além das determinações emanadas pelo Governo, adotou novas medidas e reforçou grande parte das medidas adotadas no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19.

Nesse seguimento, a Câmara Municipal foi a primeira Autarquia do País a adquirir testes de pesquisa de antigénio desenvolvidos para o diagnóstico do SARS-CoV-2, que começam a ser realizados hoje, onde serão testados os bombeiros voluntários de Vizela, seguindo-se os testes aos funcionários e professores de creches, jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo da rede pública e privada do Concelho.

A Câmara Municipal irá também disponibilizar a realização destes testes antigénio para o comércio local, em caso de surgimento de casos ou de pessoas que apresentem sintomas ou contactos com pessoas infetadas, no sentido de assegurar o bom funcionamento deste setor dentro do contexto atual, assim como criar condições de segurança, em especial para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade, aferindo quem possa estar infetado e desta forma evitar a propagação, entre a comunidade vizelense.

No contexto da situação epidemiológica atual, a Câmara Municipal considera da maior importância, não só o aumento do número de indivíduos testados, mas também a rapidez do diagnóstico, tendo como objetivo a deteção rápida, no sentido de uma implementação célere de medidas de isolamento que conduzam à contenção da transmissão do vírus.

Assim, a Câmara Municipal criou uma equipa de emergência de testes COVID-19, para a realização dos testes antigénio, efetuados numa unidade de rastreio móvel, uma carrinha devidamente adaptada para o efeito, sendo esta equipa constituída por profissionais de saúde, que estarão disponíveis para testar em caso de necessidade, em especial nas escolas, nas USF’S, nas IPSS, nos bombeiros locais e no comércio local. Estes testes serão também utilizados no caso do surgimento de eventuais surtos.

A realização dos testes de pesquisa de antigénio desenvolvidos para o diagnóstico do SARS-CoV-2 é, assim, mais uma das medidas pioneiras da Câmara Municipal de Vizela, adotada no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, para assegurar o combate ao surto e a proteção social, com o objetivo de salvaguardar o interesse público municipal.

Comentários